top of page

Clareamento dentário enfraquece os dentes?

Entenda o que é o clareamento, suas indicações, benefícios e limitações.

Porque os dentes escurecem?

Nem todos sabem, porém o dente é uma estrutura porosa e susceptível ao meio. O escurecimento dental, portanto, é um processo natural que ocorre ao longo da vida, devido a ingestão contínua de alimentos com corantes (Café, vinho, chá, etc...). O que dá de fato a cor ao dente não é o esmalte dental, mas sim sua camada mais interna, a dentina. É por isso que clareadores não supervisionados não costumam ter o efeito adequado (pois eles não são capazes de atingir a dentina), como é o caso de pasta de dentes, chicletes e outras receitas caseiras. Esses métodos muitas vezes não são clareadores em sim, mas super-abrasivos. Essa abrasão, por sua vez, pode ser extremamente prejudicial e pode gerar sensibilidades permanentes.


Como funciona o clareamento?

O clareamento dental supervisionado pelo dentista se dá pela aplicação de substâncias químicas (testadas cientificamente para tal uso) capazes de penetrar na dentina e entrar em contato com as moléculas dos corantes, quebrando-as. Para tanto, os clareadores aumentam momentaneamente a porosidade do dente, afim de adentrar as camadas mais profundas. Por conta desse aumento de porosidade, alguns pacientes podem relatar um aumento de sensibilidade nas primeiras 72 horas após o procedimento. Essa sensibilidade causa uma sensação de arrepio e, quando a técnica é bem aplicada, ela é absolutamente reversível em até 3 dias.


O que posso fazer para melhorar a sensibilidade?

Fluoretos podem ser muito eficazes para aliviar a sensibilidade. Eles se apresentam em dessensibilizantes, enxaguantes, pastas de dentes e outros.

Além disso, é muito importante evitar o uso de substâncias que podem aumentar a sensibilidade, como é o caso de alimentos ácidos.


Quanto tempo dura o clareamento?

O clareamento dental não é um procedimento definitivo. Após sua realização o dente continua susceptível a adquirir novos corantes, podendo escurecer naturalmente depois. É recomendado, portanto, que se faça periodicamente sessões de clareamento para a manutenção da cor.

Ao longo dos anos, ainda, a porosidade do dente reduz (por um processo natural), dificultando o clareamento.

NOTA:

O clareamento dental é eficiente e inócuo quando os padrões técnicos são seguidos rigorosamente. Não indicamos o uso de qualquer técnica caseira ou alternativa, que poderá ser lesiva. O resultado do tratamento, no entanto, pode ser variável, dependendo das condições clínicas de cada caso. Desta forma, não se pode afirmar com total precisão sobre o resultado final do tratamento.

Commentaires


bottom of page