top of page
Equipamento odontológico

DÚVIDAS FREQUENTES

ESTÁ COM DÚVIDAS?

REUNIMOS AS DÚVIDAS MAIS COMUNS QUE NOSSOS CLIENTES JÁ TIVERAM, A FIM DE QUE VOCÊ POSSA ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONA A ODONTOLOGIA SANSEVERINO.

01 - Quando deve ocorrer a primeira consulta ao odontopediatra?

O ideal é que a consulta seja feita ainda durante a gestação. Nesta ocasião, o(a) odontopediatra terá condições de conversar sobre aleitamento, época do desmame, alimentação, higiene oral do bebê, hábitos orais (sucção de dedos, posição de dormir, mamadeira, chupeta), erupção dos primeiros dentinhos, cuidados em relação ao flúor, ingestão de antibióticos que causam alterações na formação dos dentes, tal procedimento permite o melhor acompanhamento do desenvolvimento orofacial da criança.

02 - A alimentação da futura mamãe influencia na formação dos dentes do bebê?

Sim, a alimentação equilibrada, rica em vitaminas (principalmente A, C, D), minerais (cálcio e fósforo) e proteínas, é importante para a formação dos dentes do bebê, que começa durante a gestação.

03 - Quais são os sintomas mais comuns durante a erupção dos dentinhos do bebê?

Vários são os sintomas que podem aparecer isolados ou associados. Os mais comuns são: coceira na gengiva fazendo com que o bebê tenha maior tendência a colocar objetos na boca, irritabilidade, falta de apetite, salivação aumentada, diarréia e febre.

04 - Qual a melhor idade para iniciar um tratamento ortodôntico ou ortopédico facial?

A preocupação atual da especialidade é tratar o quanto antes para evitar alterações mais graves no futuro. Não existe melhor idade e sim a necessidade de correção de cada problema. Dessa forma, o tratamento pode ser indicado para uma criança de 3 anos ou para um adulto de 80 anos, se as condições individuais permitirem.

05 - Existe diferença no tratamento de crianças e adultos?

Sim, o tratamento ortopédico facial é recomendado para as alterações de crescimento dos ossos da face, consequentemente sua indicação é apenas para crianças e adolescentes que ainda estão em desenvolvimento. Já o tratamento ortodôntico possui menos restrição, podendo ser utilizado tanto por adultos como em crianças.

06 - Os aparelhos fixos causam cáries e manchas nos dentes?

Não. O que causa cáries e manchas é a falta de higienização adequada. Dessa forma, quem está usando aparelho ortodôntico deve ter um bom controle da higiene oral diária e realizar consultas periódicas de manutenção clínica e profilaxia (limpeza) da boca.

07 - Como funciona o Invisalign?

Invisalign usa tecnologia de imagem 3D para registrar e planejar o tratamento ortodôntico. Assim, os alinhadores podem ser produzidos ordenadamente e substituídos a cada 2 ou 3 semanas, até que os dentes alcancem o posicionamento determinado pelo ortodontista.

08 - Quais são as principais vantagens do tratamento com Invisalign?

Estético - por ser praticamente invisível, é menos limitante socialmente;

Removível - facilita a higienização dos dentes;

Flexível - não tem fio ou suporte metálico sebdo, portanto, mais confortável.

09 - Como saber se posso realizar meu tratamento ortodôntico com alinhadores Invisalign?

Algumas condições dentais ou ósseas podem restringir o paciente desta modalidade de tratamento. Como em qualquer tratamento ortodôntico, é fundamental que um especialista treinado realize o exame clínico e solicite os exames complementares necessários para poder avaliar se o paciente possuiu ou não indicação para o uso dos alinhadores Invisalign.

10 - Todo dente pode ser clareado?

Em geral, sim. O que varia é o resultado. O escurecimento dental, oriundo de substâncias contidas nos alimentos capazes de pigmentar os dentes, tais como café, chá, vinho tinto, sucos artificiais, entre outros, é facilmente removido por ação química do clareador dental. Já as chamadas manchas intrínsecas (inorgânicas), isto é, são particularmente difíceis ou impossíveis de serem removidas através de clareadores dentais. Em geral essas manchas são resultado da ingestão excessiva de flúor, antibióticos derivados de tetraciclina e situações traumáticas, entre outras ocorrências, durante a formação do dente.

11 - Após o clareamento, o dente fica enfraquecido?

Toda técnica é resultado de anos de pesquisa. O clareador dental vem sendo usado há mais de 100 anos na odontologia e atualmente apresenta total segurança em relação à estrutura do esmalte.

12 - Os fumantes podem fazer clareamento?

Sim. Contudo, os resultados serão limitados quanto maior for a exposição ao hábito.

13 - O que é ATM?

ATM é a abreviação de “Articulação Temporomandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

14 - Quais as principais causas dos problemas de ATMs?

Toda e qualquer doença necessita de mais de um fator para sua ocorrência. O fator principal deve ser acompanhado de outros que contribuem modificando ou perpetuando a doença. No caso da disfunção de ATMs, acredita-se que o fator principal seja a moloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), sendo stress, os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar seu aparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários pode alterar-se, havendo diferentes pesos nos julgamento do agente iniciador da disfunção.

15 - Por que acontece o estalido (clique) nas ATMs?

Entre as faces articuladores dos ossos que compõem as ATMs (osso temporal e côndilo da mandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e tornar congruentes as superfícies ósseas da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros. Quando o disco articular se deslocar de sua posição fisiológica, acontece o estalido (clique), notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar etc.

16 - O que é implante dental?

É normalmente um titânio que tem como propósito substituir o dente perdido. É importante esclarecer que o implante não é um dente artificial completo, mas apenas a reposição da raiz perdida. Posteriormente, numa 2ª etapa, será confeccionada sobre o implante a prótese dentária.

17 - Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode colocar implante?

Em geral, sim. Contudo, doenças sistêmicas que afetam os mecanismos de defesa e cicatrização orgânica, qualidade e quantidade do osso que receberá o implante, geralmente são vistas como limitantes para cirurgia implantológica.

18 - Os resultados estéticos são bons?

O resultado estético é sempre proporcional à qualidade e qualidade do osso e gengiva remanescentes. Portanto, quanto mais precocemente se buscar tratamento para as perdas dentárias, melhores serão as possibilidades estéticas.

bottom of page