Lockdown e medo de comparecer ao dentista agravam problemas de saúde bucal.
De acordo com reportagem publicada pela Valor, os serviços de odontologia foram classificados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como os mais afetados durante a pandemia.
Mesmo com a regularização da odontologia como serviço essencial e a rigidez de protocolos de biossegurança para evitar a contaminação por Covid-19, muitos pacientes evitaram as consultas, agravando os problemas de saúde bucal.
Existe uma ideia na população de que dentista é um lugar de alto risco de contaminação, porém pesquisas recentes indicam que os profissionais de saúde bucal têm taxas de infecção significativamente mais baixas de SARS-CoV-2 do que outros profissionais de saúde na maioria das regiões do mundo.
É preciso mudar a cultura do país, na qual os pacientes evitam os exames rotineiros e cuidados no dentista e só comparecem a consulta em caso de dor extrema ou urgência. Na grande maioria das vezes, quando há a manifestação de sinais claros como dor, sangramento e inchaço, os problemas bucais são muito mais sérios e as consequencias são mais difíceis de resolver. Quanto mais avançado o estágio de infecção, mais complexo é o tratamento.
Comments